Essa é especialidade da casa. Carioca, a Luta-Livre Esportiva, ou Submission, é uma modalidade de “Luta de Chão”, desenvolvida no século 1920 por Euclydes Hatel (Tatu). A RFT é referência no esporte, multicampeã brasileira e conta com grandes atletas que levaram a modalidade aos grandes eventos mundiais como UFC, Bellator, XFC e Brave.
SOBRE A LUTA
Chaves de pescoço como guilhotina, mata leão e triangulo de mão, são alguns dos golpes utilizados na Luta-Livre Esportiva, mas o diferencial desta modalidade está nas chaves de perna, tornozelo e joelho. Neste esporte é importante que o atleta saiba elaborar estratégias e executar os movimentos com tranquilidade. Esses golpes são muito utilizados por lutadores de MMA em competições e fazem muita diferença na hora da finalização.
Para treinar você precisará apenas de shorts, camiseta e protetor bucal. Não são necessários calçados.
O nível de desenvolvimento do atleta é identificado pelas faixas. A graduação técnica para iniciantes é identificada pela faixa Branca, a segunda qualificação vem com a faixa de cor Amarela e na terceira qualificação é a Laranja. A graduação técnica para nível intermediário é indicada pela Azul. Para instrutores graduados são utilizadas faixas de cor Roxa e Marrom. A última graduação vem com a faixa Preta, é nesta fase que o atleta poderá exercer a função de professor. Na Luta-Livre a Pós-Graduação é denominada de DAN, o atleta faixa preta que estiver atuando como professor ou lutador poderá ser contemplado com um Dan a cada cinco anos.
Ótimo condicionamento físico, autodefesa, perda de peso e alívio do stress são alguns dos atrativos que conquistam os alunos que praticam a Luta-Livre Esportiva. Na RFT quem pratica o esporte pode perder até 1000 calorias por treino, além de poder treinar em um ambiente agradável e descontraído, com a orientação dos melhores profissionais da Luta-Livre Esportiva.
Criada na cidade do Rio de Janeiro, no século 20, a Luta-Livre é um sistema de Wrestling desenvolvido por Euclydes Hatel (Tatu), que sempre priorizou a luta de chão pela importância que tinha nos combates de Vale-Tudo. Mais tarde, na década de 1970 e 1980 seguidores de Tatu se transformaram em grandes referências da Luta-Livre. Fausto Brunocilla e Carlos Brunocilla, pai e filho, foram alunos de Tatu e formaram vários mestres na categoria. Outro grande nome do esporte, o Professor de Engenharia Roberto Leitão, desenvolveu uma vertente, a Escola de Luta-Livre Budokan. Mas o grande responsável por levar esta modalidade para a Europa, em 1995, foi o Brasileiro Daniel D’Dane, que ensinou o esporte para várias pessoas em Colônias Alemãs.