Prepara que agora a Polícia Militar do Rio vai usar as artes marciais no combate ao crime. Pelo menos é esse o desafio do novo Batalhão de Grandes Eventos (BPGE), que foi criado em janeiro deste ano, diante da chegada da Copa do Mundo e jogos Olímpicos, que prometem movimentar a cidade. Uma tropa formada por cerca de 50 agentes de segurança está sendo treinada dentro dos muros do Centro de Operações Especiais (COE) por profissionais convidados. Diante das aglomerações de público, a PM carioca pretende lançar mão de outros atributos, não-letais, como as artes marciais para conter a ação de criminosos.
O líder da Renovação Fight Team, mestre Marcio Cromado, atendeu ao convite da PM e ministrou na última semana um treinamento especial de Luta-Livre Esportiva e MMA. "O Major Heitor e o Sargento Costa Junior me honraram com o convite. É um grande orgulho poder contribuir com a polícia do Rio e de alguma forma dar minha contribuição para a segurança pública", comentou o 5º DAN e membro da Federação de Luta-Livre Submission do Rio.
O faixa preta Rodrigo Brandão e o atleta Sérgio Junior também auxiliaram o treinador durante as demonstrações e compartilharam experiências com os PMs durante o CAGE (Curso de Ações em Grandes Eventos).
Outros profissionais como o lutador do UFC Paulo Thiago, mestre Roberto Corrêa de Lima, mais conhecido como "Gordo", e Fabio Souza também foram convidados a dividir suas técnicas com a tropa especial.