O Boxe, com suas regras e no estilo de luta que conhecemos hoje, surgiu efetivamente na Inglaterra, no final do século XX. No esporte de Mike Tyson os punhos são utilizados tanto para o ataque quanto para a defesa, mas não vale golpear na linha da cintura ou abaixo. Grandes atrativos como a perda de peso, melhora da autoestima e condicionamento físico conquistam cada vez mais atletas para a prática do esporte.
SOBRE A LUTA
Os golpes aplicados no Boxe são: cruzado (onde o alvo é a lateral da cabeça), Direto (golpe frontal), Jab (golpe preparatório, mas pode nocautear), Hook (golpe na linha da cintura do oponente), Upper ou Gancho (golpe de baixo para cima atingindo o queixo). Não são permitidos golpes na linha da cintura ou abaixo. O Nocaute ocorre quando um dos lutadores aplica um golpe que derruba o oponente no chão. Se o oponente permanecer no chão por dez segundos ou estiver incapacitado de concluir o combate, a luta termina por nocaute.
Para treinar você precisará de um par de luvas, protetor bucal. Vista-se de shorts e camiseta. Lembre-se: para calçar as luvas é aconselhável o uso de bandagens. Não são necessários calçados.
A Confederação Brasileira de Boxe divide em 17 categorias, no profissional. Já o Amador é qualificado em quatro classes, dentro dessas classes as categorias também são distribuídas de acordo com o peso do atleta. Na RFT nossa turma é mista, ou seja, temos alunos de diferentes graduações treinando simultaneamente e compartilhando conhecimento.
Esta prática contribui para definição e fortalecimento da musculatura dos ombros, peito, costas e braços. Além de melhorar a autoestima, o nível de stress e o condicionamento físico, os alunos da RFT podem perder em média de 800 a 1000 calorias por treino. E aí, vai ficar parado? Vem treinar com a gente!
Na época dos Jogos Pan-Helênicos em 776 A.C, as Olimpíadas eram realizadas em Olímpia, na Grécia e o Pugilato já era um esporte olímpico. Com os corpos nus, os lutadores confrontavam seus adversários com as mãos envoltas por correias. Os vencedores das lutas eram bem visados e ganhavam grande prestígio na Grécia Antiga. Com o declínio dos Jogos Pan-Helênicos veio à decadência do pugilato, mas o esporte ressurgiu como Boxe no final da Idade Moderna na Europa e em cidades americanas. O Boxe só ganhou regras no século XVII, no Reino Unido. O responsável por instituir as primeiras regras foi o Inglês Marques de Queensbury, que tornou o boxe um esporte mais justo, menos violento e reconhecido. Em 1986 o Boxe foi incluído nos Jogos Olímpicos do mundo moderno, qualificado como amador, com regras distintas do boxe profissional. A prática do Boxe no Brasil ganhou adeptos no início do século XX, quando marinheiros franceses fizeram apresentações em São Paulo.